quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ser adulto é isto

A primeira vez que ele me disse esta frase estavámos a caminho do hospital com a avó R., mais pequenina e frágil do que alguma vez a tinha visto: "Ser adulto é isto, é quando passamos a ser nós a preocuparmo-nos com a nossa família, e não o contrário".
Quando somos crianças, todos nos tentam proteger da dura realidade, ocultar-nos as verdades que magoam. Somos adultos quando passamos a ser nós a proteger os outros.
Nesta perspectiva, eu tornei-me adulta aos 6 anos, na primeira vez que a minha mãe esteve hospitalizada. A partir desse dia cresci à força, sentindo-me responsável pelo meu irmão e pela minha mãe. A partir desse dia tornei-me adulta, o que não foi necessariamente bom, é um fardo muito pesado, às vezes penso que os meus pais não me conhecem, para eles eu sou sempre forte, ponderada, a vida corre-me bem e não tenho preocupações de maior. Já não me lembro há quantos anos eles não me veêm chorar. Ele diz que a culpa é minha, eu é que criei esta capa, e eu sei que ele tem razão, mas não foi para me proteger, foi para protegê-los a eles.

Hoje repeti esta frase, depois de ligar ao meu irmão, para completar o conselho familiar. Confio sempre na versão dele dos problemas lá de casa, consegue sempre fazer-me um relato mais racional (ao contrário da minha mãe, sempre tão emocional).
Estava à espera de palavras que me deixassem mais descansada. Enganei-me.
Não me quero deixar envenenar pelo tom sério e palavras cautelosas, mas tenho de ser realista, e considerar todas as hipóteses.
Mais uma vez, tenho de ser adulta.

4 comentários:

  1. Às vezes crescer é tão difícil...

    ResponderEliminar
  2. Como te compreendo, passei e estou a passar por uma situação algo semelhante e algo preocupante.

    Perguntaram a uma senhora de 102 anos qual o segrego para ter conseguido chegar a tão respeitável idade? Respondeu que o segredo foi... VIVER! Eu acrescento, com um sorriso ;)

    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Um abraço e bom fim de semana, viajante

    ResponderEliminar