quinta-feira, 29 de maio de 2008

Preocupação

Como ainda não tenho preocupações suficientes, agora tenho o meu pai doente. Doente e teimoso. Como é hábito, a minha mãe telefonou-me para fazer o relatório completo: anda há mais de um mês com uma tosse cavernosa, cansa-se imenso e está a emagrecer a olhos vistos. Esta semana sentiu-se mal no emprego, os colegas quiseram levá-lo ao hospital, mas ele recusou (nem eu esperava outra coisa dele).
A minha primeira reacção foi chamar-lhe teimoso e acusá-lo de se comportar como um puto. A minha segunda reacção foi "não vou telefonar-lhe, já não é nenhuma criança para a filha ter de andar a pedir-lhe para ir ao médico. Neste momento preciso de apoio e não o sinto e ainda tenho de apoiá-lo, estar sempre disponível".
Passados dois segundos percebi o tamanho do meu egoísmo, não é isto que eu sinto, e se não tenho mais apoio é porque não quero, porque ainda não o pedi.
Peguei no telefone e liguei-lhe, do outro lado uma voz contente de me ouvir. Fala-me do orgulho em saber que o genro vai voltar a estudar, e quando mudo o tema da conversa, o tom de voz dele também muda. Chaguei-lhe a cabeça até não poder mais, fiz chantagem psicológica, disse que não queria voltar a vê-lo no SO. Respondeu que sim a tudo e despediu-se de mim à pressa, porque ía começar a chorar. Só então me apercebi do medo dele. Só então associei a uma conversa que tivémos há cerca de dois meses, quando contei ao meu pai a situação da madrinha dele.
O meu pai tem medo de ir para o hospital e já não sair de lá.

5 comentários:

  1. Não deve ser fácil estar numa situação dessas... nada fácil! Nem para o próprio, nem para os familiares... Força!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. é um medo perfeitamente racional...com a vossa ajuda, vai certamente ultrapassá-lo.
    Um bjo* e as melhoras :)

    ResponderEliminar
  3. O medo é a nossa defesa, Rosa.
    Abraço grande e muita força

    ResponderEliminar
  4. O medo é necessário e saudável, o problema é quando não nos deixa agir, mcg. E o meu pai está a bloquear.

    ResponderEliminar