quinta-feira, 22 de maio de 2008

Amanhã...

... vou olhar para isto e ter vontade de apagar tudo, de certeza, mas agora, depois de um jantar regado a Pias e com um copo de Barcadi ao meu lado, é assim que vai ser: não sou perfeita. Não sou a mulher esposa dona de casa perfeita, não sou uma Bree perfeitinha e penteadinha, nem quero sê-lo, quer dizer, às vezes gostava, mas depois revolto-me com este papel que foi sempre incutido às mulheres.
Tudo isto porque acordei à 1.30 da tarde (deitei-me às 3 da manhã, se serve de atenuante) depois de senti-lo a levantar-se às 10 para ir estudar. Acordei à 1.30 da tarde e o meu primeiro pensamento foi "tenho de ir fazer o almoço para ele". O "tenho de ir" estraga logo tudo, pressupõe uma obrigação, e encarei-o como tal, uma obrigação enquanto mulher dele, que tem de tomar conta, que preencher necessidades. Ele nunca me cobrou nada, das milhentas vezes que não fiz almoço ou jantar, porque simplesmente não me apetecia, porque não gosto de cozinhar ponto. Mas sinto esta obrigação, incutida durante milhares de anos, ainda não fui capaz de me libertar dela. Se eu vivesse sozinha tenho a certeza que passava semanas a sopa e iogurtes, e era feliz assim, sem stresses. Mas com ele do meu lado não posso ser assim, porque me preocupo com o seu bem-estar, e isto não é uma obrigação, preocupo-me genuinamente, quero o melhor para ele.
Assim fiz almoço, saímos, voltámos, e chego ao final do dia a fazer um balanço, e vejo que em todo o dia não fiz nada que me desse prazer, só se aproveitou o jantar, o N. veio beber uma cerveja e ficou para comer tacos, estourámos o Pias em dois tempos, o N. foi embora e nós ficámos à mesa, eu a verbalizar as minhas mágoas, ampliadas pelo alcoól, ele a ouvir-me calmamente e a garantir-me que me aceita como eu sou.
Só falta eu própria aceitar-me como sou, não lutar contra isto.
Amanhã isto passa.

10 comentários:

  1. Ena, ca granda tolada!!!!! A seleccção está em Viseu e vocês nos treinos para as caipirinhas :))

    Olha-me outra que tb passa muito bem a sopa e iogurtes. Irra que a moda pegou!!! Batatinhas com bacalhau, não perdes nem 15 minutos! Pasta de todas as formas, não perdes nem 20 minutos? Legumes salteados com arroz branco ou selvagem é o tempo de pores a mesa, etc.

    Eu não sei o que estas mães do pós 25 fizeram às suas crias. É por essas e por outras que estou em conversações com o Oriente, parece-me que lá são todas muito obedientes e dotadas, também nas artes de bem encantar o senhor seu marido pelo estômago ;) Coisa q nós joves muito apreciamos hmmmmm

    ResponderEliminar
  2. Pois... nem sei o que diga.
    Ou melhor, sei! Eu sei bem o que isso é!
    Mas esta conversa não adianta nada. Somos nós que temos de nos aceitar e, sobretudo, valorizar as nossas virtudes, pois tenho a certeza que terás muitas!! Para isso tens de deixar de ser tão severa contigo própria!

    Abraço grande e aproveita a tua ponte.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo viajante:
    1. Eu sei fazer todos os pratos que mencionaste e outros bem mais demorados (e gosto muito de arroz selvagem)
    2. A senhora minha mãe não me ensinou a ser assim, eu é que me revoltei :)
    3. Olha que no Oriente também não te safas, as gueishas de hoje querem restaurantes de luxo :P

    Agora a sério, gosto de preparar uma refeição elaborada, com calma, com atenção aos pormenores. Não gosto de cozinhar por obrigação, todos os santos dias. E sabendo que o jove, tal como tu, cultiva o prazer da mesa, sinto que estou a falhar nesse ponto.

    ResponderEliminar
  4. Ok, é simples, arranjas uma jóve com quem te possas revezar na cozinha. Assim não terás problemas do foro "imaginação/obrigação". E tenho a certeza que será a alegria no lar!!!

    P.S. Aqui que ninguém nos lê nem nos ouve, que tal começares a dar uma formação de culinária ao rapaz...?
    Psst: eu não disse nada, heim!?

    ResponderEliminar
  5. Uma jóve cá para casa?!?! Nem pensar!! :P Uma velhinha com pelo menos 70 anos, vá, podemos pensar nisso!! Heheh!
    Eu já tentei iniciá-lo nas artes culinárias, mas o máximo que sai é arroz com salsichas para o almoço e salsichas com arroz para o jantar :P

    ResponderEliminar
  6. Já é um bom começo, ele tb tem direito às suas crises de imaginação. Tal como tu com os iogurtes e a sopa, ele tem mais aptência por salsichas e arroz ;)

    P.S. Já percebi donde vêm os teus pesadelos, é da maldade. Velhinha..., coitado do moço!

    ResponderEliminar
  7. LOL
    Não sou malvada, sou prevenida ;)

    ResponderEliminar
  8. Arroz com salsichas...
    Aí está uma especialidade tipicamente masculina. O meu pai fazia uma variante "flambé" como ninguém ;)

    ResponderEliminar