domingo, 13 de julho de 2008

Na serra (VI)

Na aldeia de casinhas de pedra e ruas estreitas decoradas de hortências, voltámos a sentir-nos acarinhados, como se fôssemos da família.


Ficam-me as imagens e os sons da animação dos almoços e jantares com 20 pessoas na mesa, e comida que chegava para 40 ( e vinho que chegava para 120!!), do riso das crianças a arrancar ervas para pôr dentro de um alguidar cheio de água (para fazer uma sopa, claro), da serenidade da S. a dormir na sua cadeirinha, quase 3 kilos de gente no meio daquela algazarra toda, sossegada, sempre sossegada.


As conversas do Mau e do G. a tentarem picar os "meninos da cidade", e o rio com uma água tão límpida, onde podíamos ver as pedras no fundo, e os peixinhos pequenos que nos vinham picar os dedos dos pés, e as miúdas a chapinhar na água até ficarem com os lábios roxos do frio, para depois se virem aninhar no meu colo, enroladas em toalhas e a comer bolachas.


Ficam na memória os momentos hilariantes: o bolo de aniversário do B. e gelado de arroz doce espalhados na cara (e cabelo, e ouvidos, e camisola) da P. e do G. ; a I. que trancou o pai na casa de banho, sem querer, e depois vem a correr para a mesa para nos avisar (esta tinha mais piada se ele não fosse claustrofóbico e não tivesse entrado em pânico e partido o vidro da janela com a mão, nos 2 minutos que demoraram a chegar ao pé dele, mas como não se magoou, acabámos todos a rir); acordar no domingo ao som de 40 morteiros a serem lançados a poucos metros de distância (alvorada para a procissão) seguidos da banda filarmónica a percorrer todas as ruas da aldeia (na altura não achei muita graça).


Na serra, mais uma vez, vivemos momentos de amizade, partilha e animação que não serão esquecidos.

6 comentários:

  1. Que grande fim-de-semana. Ainda bem, porque mereces, ou melhor, merecem!

    E já só faltam 4 dias...

    Até já!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, mcg :))
    Já falta pouco!!
    Até já e um abraço

    ResponderEliminar
  3. Isso faz-me lembrar o meu cantinho na Serra da Estrela. Já só faltam umas semanas para lá voltar e já sinto o gozo de uma tarde na serra, à beira rio, com a famelga à volta, os miudos a correr e os cães a correr atrás deles, e a comida farta e o ceú azul...
    É tão bom ter para onde fugir, não é?
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. safira, o meu pai é da Serra da Estrela, e sempre que podemos vamos lá passar uns dias (piqueniques na Lagoa do Vale do Rossim são do melhor que existe!!) :))
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. free, gosto muito de praia, mas na serra os momentos são mais vividos, a alegria é maior :))

    ResponderEliminar