sexta-feira, 14 de março de 2008

Luta interior

- Há coisas que eu preferia não saber, sinceramente. Rais parta as mulheres e tudo o que elas sabem. - diz-me ele, num misto de pena, preocupação e revolta. Uma cliente contou-lhe uma situação grave, por que está a passar uma pessoa que ambos conhecemos. Não é amiga, só conhecida, mas saber que ela está a passar por uma fase complicada deixou-nos incrédulos. Fez-me pensar que, por comparação, não tenho nada de que me queixar.
Todos nós temos problemas. Qualquer pessoa que vemos na rua ou que cumprimentamos no café, está a passar por um dilema, tem algum tipo de preocupação ou dificuldade por ultrapassar.
Li algures a frase:
"Trata todas as pessoas que conheceres com gentileza, porque todas elas estão a viver algum tipo de luta interior".

2 comentários:

  1. Acho muito sensata e humana a frase que leste, mas também há outra expressão "Com o mal dos outros podemos nós bem"!

    Ajuda a relativizar os nossos problemas saber que outros têm uns mais graves do que os nossos, mas os nossos, por mais pequenos que sejam, não deixam, por isso, de ser importantes, especialmente para nós!

    Que frase mais complicada a que acabei de escrever e também parece ser de uma grande insensibilidade, mas não o é... só estou a ser objectiva!

    A vida, de facto, é complicada: há alturas para pensarmos em nós e deixarmo-nos sofrer e outras em que temos que fazer de tudo para tentar ultrapassar o nosso sofrimento e aí ajuda muito pensar no que outros, com problemas mais profundos, estejam a passar!

    Uma boa terapia é tentar ajudar esses outros... mas isso não está defiitivamente ao alcance de todos...

    ResponderEliminar
  2. free speaker, tens razão, não conseguimos apagar o que nos preocupa só porque sabemos os problemas dos outros, mas ajuda a relativizar.
    Em relação a ajudar, neste caso é preciso que surja um momento oportuno.

    ResponderEliminar