quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Politicamente correcto

Porque é que eu fico a sentir-me mal quando sou a primeira a sair do trabalho, mesmo que já tenha passado da hora?
Porque é que toda a gente faz questão de ficar a fazer tempo, para sair uns politicamente correctos 20 minutos depois do estabelecido? Porque parece bem?
Tenho um trabalho de escritório, com um horário pré-definido que chega perfeitamente para cumprir as minhas funções, fico até mais tarde quando tenho de acabar alguma proposta ou outra treta qualquer que o boss se lembra de pedir à última da hora.
Se tenho de chegar a horas (e pico o ponto para confirmá-lo) e se não me pagam horas extraordinárias (mesmo quando fico numa reunião até às 8 da noite), não me sinto na obrigação de ficar para parecer bem.
Tenho plena consciência que toda a gente evita ser a primeira a abandonar o posto, como se isso fosse imagem de desleixo, não querer saber do trabalho, sei lá.
A eterna dúvida sobre escolher a vida ou a carreira, para mim tem uma resposta fácil: trabalho não só porque preciso do dinheiro, mas porque gosto de estar ocupada, e se ficasse em casa dava em louca. E gosto do trabalho que faço, que me permite o contacto com muitas pessoas, da Polónia a Macau, do Canadá a França. Mas trabalho 8 horas por dia, ponto. Não tenho uma carreira, e também não a quero se isso implicar roubar tempo a tudo o que gosto de fazer fora daquelas quatro paredes.
Mas continuo a sentir-me mal quando sou a primeira a sair.

3 comentários:

  1. Grande verdade...e por vezes esses 20 minutos são passados a ver e mandar mails!! tão perto dos espanhóis e não aprendemos nada!

    ResponderEliminar
  2. E eles ainda têm tempo para dormir a siesta!!

    ResponderEliminar
  3. E a maioria não trabalha à 6ªf à tarde!!

    ResponderEliminar