quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Agi mal?

Quando alguém trata mal uma amiga nossa, não devemos dizer-lhe (à outra pessoa, não à amiga, porque essa já sabe como anda a ser tratada, e o único porto de abrigo que lhe resta somos nós)? Não devemos pelo menos mostrar que alguma coisa está mal, tratando essa pessoa de uma forma diferente, mais fria e distante, para que ela sinta um pouco do próprio veneno? E se essa pessoa ainda tiver a coragem de nos vir perguntar porque é que está a ser tratada de forma diferente, não devemos ser sinceros e explicar-lhe o porquê (frisando que não ouvimos queixinhas, mas sim atitudes que nós presenciámos)?
Apesar de isto parecer intrigas de liceu, é verdade e aconteceu com gajas de 30 anos. E continuo a achar que agi bem, apesar de ter sido criticada por ter sido demasiado directa.
Custou-me ver uma amiga, que trabalhou comigo durante 7 anos, ser recambiada para outro escritório (da mesma empresa, mas noutro local), onde lhe fizeram a vida negra, a ponto de ela chorar de cada vez que voltava a encontrar-se connosco. Custou-me saber que numa fase de mudança, em que ela ganhou responsabilidades novas e muito mais trabalho, não sentiu apoio de ninguém, e a única pessoa que estava lá não lhe deu uma palavra de compreensão, pelo contrário, tentava enterrá-la sempre que tinha oportunidade. Assim como foi ela podia ter sido eu.
Por isso continuo a achar que agi bem, e vou manter a minha distância enquanto não me esquecer. Não sou arrogante nem mal educada, digo bom dia e peço por favor. Sorrisos e pausas para café é que são escassos.

Sem comentários:

Enviar um comentário