quarta-feira, 5 de novembro de 2008

História

Não costumo escrever sobre a actualidade, o que se passa no país e no mundo, política, futebol ou a crise que paira sobre as nossas cabeças (e os nossos bolsos) . Não que não me interesse, só que este espaço não é para isso.
Mas hoje não posso deixar passar em branco, quero que fique registado este dia, o dia em que se fez História. Esta madrugada (em Portugal), 145 anos depois da abolição da escravatura, os EUA elegeram pela primeira vez um presidente negro.

E tudo o que eu podia dizer a seguir ele já escreveu (e ilustrou de forma lindíssima), por isso gravo aqui as últimas palavras do discurso de vitória de Barack Obama:
"Este é o nosso tempo (...) de reafirmar a verdade fundamental de que, no meio de muitos, somos um; que enquanto respiramos, mantemos a esperança. E aqui estamos nós, frente a frente com o cinismo e as dúvidas daqueles que nos dizem que não somos capazes, e a quem respondemos com o credo intemporal que representa o espírito de um povo: Sim, somos capazes."

2 comentários:

  1. caramba!!

    Vivi estas eleições como se, na verdade, me tocassem de perto.
    Mas, numa altura tão desesperançada, tão frustrante sob quase todos os pontos de vista, senti esta victória como uma lufada fresca nos meus dias.

    (e confesso-te só a ti, aqui onde ninguém nos ouve, que chorei ao ouvir o discurso dele...)

    ResponderEliminar
  2. joanissima, foi sem dúvida um discurso de esperança (e não é o que todos precisamos agora?) :)

    ResponderEliminar