sábado, 13 de dezembro de 2008

Espírito de Natal

Já não entrava numa igreja desde o verão, quando fui com a F. à da Praia da Vieira, toda em madeira, para ela cumprir o ritual anual de uma pequena oração no fim das férias.
Gosto de igrejas vazias, do silêncio que nos conforta, de estar ali sozinha mas sentir que não estou sozinha.
Hoje foi diferente, a Igreja Matriz estava cheia para o tradicional Concerto de Natal, e eu sentei-me sozinha num canto do último banco, junto de um aquecedor, para ouvir "Magnificat" de Bach e "Coronation Anthems" de Haendel, pelo Coro Regina Coeli e a Orquestra Filarmónica das Beiras. Hoje não ouve silêncio, mas sim o crescendo das vozes que ecoavam pela nave e entravam na pele, e provocavam arrepios quando entoaram o "Gloria Patri" ou "Exceeding glad".

Cá fora, numa forma de associação à iniciativa 10 milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz, a palavra estava escrita com velas, nas escadas, como um pedido de Natal, ou uma lembrança de que esta paz deve começar em cada um de nós.


J. S. Bach
Magnificat
"Gloria Patri"

2 comentários:

  1. É isso mesmo, não posso estar mais de acordo: a paz que todos apregoamos deve começar em cada um de nós.

    Bonito esse teu momento "quase" religioso.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. viajante, e esta ideia simbólica de 10 milhões de luzes, para mim, que (tal como tu) tenho um carinho especial pela luz de uma vela, encheu-me o coração :)
    Um abraço

    ResponderEliminar