segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Revolta

Mais uma vez tenho o meu pai no hospital.
No sábado soube que tinha uma ferida infectada numa perna "mas já andava a fazer o curativo". Quase gritei com ele ao telefone:
- Tu sabes que isso é perigoso, tu és diabético, sabes o que eu quero dizer, não sabes?
- Claro que sei, não sou burro.
- Não, tu não és burro, só teimoso!!
Prometeu-me que segunda feira (hoje) ía ao médico, e esta manhã, quando telefonei para confirmar, quando lhe perguntei se estava tudo bem, ouço a voz chorosa do outro lado:
- Não sei...
- Como não sabes? O que se passa?
- A médica disse que vai já mandar-me para Santa Maria, para ser internado.
Acalmei-o, disse que era o melhor para ele, se algo não estava bem ía ser tratado, e depois seguiram-se os telefonemas para os irmãos, pôr a rede familiar a funcionar.
E a notícia que eu já esperava chegou há pouco: fica mesmo internado, a ferida infectou porque já tem dois meses, foi o "pormenor" que o meu pai se esqueceu de dizer, como parece que se esquece que tem uma família que se preocupa com ele, os filhos estão criados mas ainda precisam de um pai, e querem um pai ao pé deles, e eu espanto-me e revolto-me com o pouco valor que o vejo a dar à própria vida, e só me apetece chamar-lhe nomes, porque não aprende ou não quer aprender, porque não cuida de si próprio e também não deixa que cuidem dele.

8 comentários:

  1. Espero que não passe de um susto, principalmente para ele.
    Estes nossos meninos grandes começam a dar-nos dores de cabeça, não é? Começa o ciclo de sermos nós a tomarmos conta deles.
    E quando são teimosos, ai...

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Ó querida...sabes que os homens são orgulhosos e muito maus doentes. Não fiques zangada com ele, que também deve servir-lhe de emenda.
    A minha mãe também só toma uma aspirina quando eu lha vou buscar, emas esteve a sofrer o dia todo porque achava que passava. Não querem dar o braço a torcer à doença, mas esquecem-se que têm por vezes menos força do que ela.
    Espera que corra tudo pelo melhor.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. viajante, sabemos que somos adultos quando começamos a tomar conta deles, em vez de ser o contrário.
    Obrigado pela tua força e um abraço

    ResponderEliminar
  4. safira, infelizmente não acredito que vá servir-lhe de emenda, não é a primeira vez que ele deixa arrastar uma situação até ir parar ao hospital de urgência, quase no limite. A minha mãe dizia-me ontem que se ele fosse uma criança dava-lhe dois tabefes, agora assim...
    E zango-me com ele porque o adoro e custa-me horrores saber que está a sofrer.
    Mas acho que vai correr tudo bem, e daqui a uma semana já está em casa, e vou moer-lhe a cabeça ao máximo, para ver se aprende.
    Um beijo e obrigada.

    ResponderEliminar
  5. A verdade é que eles não querem admitir que precisam dos nossos cuidados e escondem-se atrás da desculpa "não quero dar trabalho...".
    Vais ver que agora vai melhorar rápido.

    Abraços apertados e beijinhos

    ResponderEliminar
  6. há coisas que nunca mudam. a parvidade dos homens (expressão deliciosa de uma aluna minha), quando estão doentes é uma delas. a nós custa-nos a dobrar: vê-los doentes e saber que escusavam de estar tão assim!..

    ResponderEliminar
  7. mcg, assim é que ele não dá trabalho nenhum, realmente :\
    Vamos ver se agora ele deixa de ser tão teimoso (não acredito, mas...)
    Um abraço grande e obrigada.

    ResponderEliminar
  8. san, a tua aluna tem tanta razão :)
    um beijo

    ResponderEliminar