domingo, 24 de agosto de 2008

Dia perfeito...

Acordei quando o corpo assim quis, sem despertador nem campainha. Saí para a varanda e olhei para o mar, ali tão perto. Estava fresco mas o céu estava limpo e o sol brilhante. Ouvi a P. atrás de mim, estava à espera que alguém se levantasse desde as 7 da manhã "Eu pensei em ir correr, mas deixei os ténis no teu quarto. Vamos para a praia?" Não é preciso repetir. Fez torradas para nós, e despachamo-nos num instante, sem barulho, para não os acordar. Saímos e passado um minuto estamos a pisar a areia ainda fria. Estou no céu das barraquinhas coloridas!!

Montámos o corta-vento amarelo, precioso para nos proteger da aragem fria que não desarmou o dia todo, apesar de o sol aquecer a pele. Alisámos a areia à nossa volta, com todo o pormenor, e deitámo-nos cada uma com o seu livro (ela anda a ler Nicholas Sparks, consegue ser mais lamechas do que eu!).
Fecho os olhos por uns minutos, na mais completa paz, a sentir o calor do sol na cara e a ouvir a rebentação das ondas e as crianças a brincar. Começamos a rir assim que ouvimos o vendedor da praia "Olha a língua!! Sogrinha, quer uma língua? Não quer, pois não, já tem uma!! Hello!! Let's go, baby!! Isto está uma fraqueza, a gente vem ao longe e já vê a fraqueza!!"
Saímos da praia antes do meio-dia, por precaução, já apanhei demasiados escaldões, dos quais me arrependo, e já não arrisco. Chegamos a casa e vemos a loiça lavada e a mesa já posta para o almoço, apesar dos olhares estremunhados deles.

À tarde, o ritual repete-se: nós duas vamos para a praia, eles vão às compras para o jantar.
Que bom ter a companhia de alguém que gosta do mesmo que eu, que tem o mesmo ritmo, nem conversámos muito, tão focadas estávamos nas nossas leituras, mas isso não nos incomodou, não sentíamos necessidade de preencher os silêncios.
Sol, mar, um livro e uma boa companhia. Não preciso de muito mais para me sentir feliz.

14 comentários:

  1. YES!! Que dia bem passado, que bom minha amiga. Fico feliz por vós.

    Mas conta-me, o que é que os joves compraram para o jantar???? Esta curiosidade deve ter a ver com alguma dor de cotovelo. Sabes, este fim-de-semana foi minha vez de me dedicar à sopa e ao iogurte, não me apeteceu cozinhar só para mim. Abandonaaaaaaaram-me :-/

    P.S. Mas ainda fiz duas horitas de sol e toiros na minha varanda :))))

    ResponderEliminar
  2. viajante, a segunda fase do relatório está quase concluída, e inclui o jantar ;)
    Vês como comer sozinho não é a mesma coisa, não tem piada? :)

    P.S. Toiros na tua varanda??

    ResponderEliminar
  3. Rosinha,

    É bom saber que o vosso fim de semana foi cheio de bons tratos (especialmente o das meninas, benditos cavalheiros :p)

    Sabes Rosinha, o Viajante além de ser um cusco, deve ter uns bichos carpinteiros e quando vai para a varanda solta-os... Pobrezito :(((

    Bejos

    ResponderEliminar
  4. A tua última frase é bem verdadeira, afinal precisamos de tão pouco para sermos felizes.

    Ontem também regressei à infância na praia: com os filhos da minha prima, numa poça salobra a tentar apanhar peixes com um balde. Conseguimos a proeza, com trabalho de equipa. A recompensa: uma bola de berlim, cheia de creme. Miammmmm.

    Beijo grande e muitos dias destes...
    PS: o peixinho foi convenientemente libertado escassos 30 segundos depois de ter entrado no balde. Não molestámos o bichinho, foi só para mostrar aos miúdos que silêncio e paciência por vezes compensam.

    ResponderEliminar
  5. Pois pois, nos tempos que correm se não forem os cavalheiros a salvarem a honra do convento na cozinha, quero ver como é que as joves se safam... Fogão que é bom, nada! Um gajo que se desunhe, pois então. Não há direito :-|||

    E já agora, cusco é a mãezinha, ó srª D. Va lejos :P Isto é que ela tem a mania de meter a colherada :P

    :))) Quero mesmo saber se as compras, por acaso excederam a grade de cerveja, os camarões da costa, os tremoços para desenjoar (faz bem aos ossos) e uma garrafa de qualquer coisa para pôr as meninas a rir? E, por favor, Rosa, nada de amêijoas que este ano nem as vi, tadinho de mim.... :-| Ouviu Sr. D. Va Lejos???

    Bem, deixa desandar que o velhinho já chegou e estou já devia estar nas outras leituras.

    Bjs

    P.S. Toiros Touros é tudo o mesmo signo ;) Há quem solte a franga... Signo pouco recomendável, puf.

    ResponderEliminar
  6. safira, adorei a lição que deste aos pequenos, e conseguires que ficassem quietos e em silêncio foi uma proeza!!
    Agora que falas na bola de Berlim esqueci-me de põr no meu relatório as tripas (tão bom!!)
    Um abraço para ti

    ResponderEliminar
  7. dejalo, os meninos aqui sabem como agradar, e também sabem o que ganham com isso. Acho que para a tua zona não é bem assim, pois não? ;) tststs
    Ai o que eu já me ri por causa dos bichos carpinteiros!!!!

    viajante, já aí está a segunda parte do relatório (desculpa, mas foi mesmo ameijoas e muita franga!!!)

    Abraço grande para os dois :))

    ResponderEliminar
  8. Ai Ai ai, e eu a ver as amêijoas a passar .........

    Vou amuar se não receber um convite antes de partir para a terra do S. Pedro, salvo seja :-/

    Tenho dito e subscrevo-me com as minhas mais cordiais e respeitosas saudações.

    P.S. Sim, têm de ser vocês a salvar a honra da seita do mau mau pois parece que aquilo da Fonte Encoberta é tudo bluf. Eu já suspeitava :P

    ResponderEliminar
  9. viajante, a honra da seita está sempre acima de qualquer suspeita, e podes ser acusado de traição só por sugerir o contrário ;). Se não fôr na Fonte Coberta é aqui, longe de mim deixar-te ir com essa desilusão :)))

    P.S. - a menina é que ainda não viu, senão já tinhas uma resposta à altura, Fonte Encoberta é maldade!
    (Que saudades que eu tinha destas picardias!!) :))

    ResponderEliminar
  10. Pois, pelos vistos ainda não viu...

    Assim não tem piada :-|

    P.S. Traição nunca. Irra, ainda para mais andas a ler aquelas coisas do Henrique VIII. Livra!

    ResponderEliminar
  11. Sr. Viajante,
    Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii seu este, seu aquele!!! Então é a Fonte Encoberta... &$%#"$%/(*?"!*

    P.S. Já não recebes biscoitos, são todos para mim :p

    Rosinha, amigos como o Viajante nem pensar, longe da vista xô xô xô xô... Vou colocar um anúncio no diário as Beiras "Cavalheiros simpáticos e amistosos precisam-se com urgência"

    ResponderEliminar
  12. Vou levar esse "xô xô xô..." e o anúncio à letra. Volta-me cá a cravar almocinhos de arroz de sardinha que conversamos :-||||

    E para que o mundo saiba, a Va Lejos trouxe um (UM MÍSERO) saco de biscoitos de gengibre (daqueles...), parece que encontrou lá pelas lisboas, mas em troca meteu logo na carteira um outro que estava pra aqui sem ninguém lhe ligar. Não dá ponto sem nó! Peste... Põe anúncio põe que eu publico um comunicado na imprensa.

    P.S. Rosita, tu desculpa-me estas coisas, mas a malta tem de animar ainda mais essa tal de montanha russa ;)))) Beijossssss

    ResponderEliminar
  13. LOLOL, o que é que eu faço com vocês dois??

    viajante, onde está a tua bondade e compreensão para com os outros? Vá lá, não sejas assim :))

    dejalo, já tenho mais uma encomenda de biscoitos, também queres? ;)

    ResponderEliminar