sábado, 14 de março de 2009

O porco

Tive pena do bicho, muita pena mesmo.
Chegámos pouco passava das 7 horas, como combinado, e ficámos à conversa enquanto o porco não vinha. Só passadas duas horas e três telefonemas é que percebemos o atraso: o tipo que nos vendeu o porco saiu da carrinha e encostou-se ao muro da casa, ainda perdido de bêbado da noite anterior. O bicho nem se mexia lá atrás, de tão assustado e enjoado que estava.
Não foi preciso empurrá-lo nem puxá-lo, ele foi sozinho para o fundo do quintal, em direcção ao seu triste fim. Foi nessa altura que tive pena dele.

O meu sogro cumpriu o ritual que já conhece há mais anos do que eu tenho de vida, e todos ajudaram, excepto eu, que por causa de uma superstição secular não me pude aproximar do sangue necessário para as murcelas, o que até agradeci.
A meio da manhã já estávamos a comer chocos fritos, ovos mexidos com espargos e pão com queijo de Nisa, o almoço foi pouco depois, couves com feijão (feitas no alpendre) com peixinhos fritos (e alguém refilava "então eu venho para uma matança do porco comer peixe?!"), e ainda não tínhamos digerido completamente o arroz doce e o pudim de ovos, já estavam a rodar as travessas de carne grelhada.

Uma matança de um porco é isto, acima de tudo: 17 pessoas à volta de uma mesa, muitas conversas, muita animação, muitos risos e muitas minis; chegar ao fim do dia cansada, mesmo sem ter feito nada. E amanhã o almoço é cozido à portuguesa.

10 comentários:

  1. Eu bem disse que o bicho já vinha morto. Não sabia é que era de medo :P

    ResponderEliminar
  2. Tive tanta pena dele, a sério :(
    Mesmo quando me disseram que não devia, porque assim ele demorava mais tempo a morrer (crendices ou talvez não).

    ResponderEliminar
  3. Gostei particularmente do conteúdo do "mata-bicho" de meio da manhã.

    Delicious nham nham nham :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Viajante, aqui no campo o pessoal trata-se bem ;))
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sophie, também me custou um bocado, mas é mesmo assim :\

    ResponderEliminar
  6. Nunca assisti a nenhuma matança de porco e confesso que não tenho curiosidade nenhuma... Prefiro não saber, não ver e especialmente não saber os eventuais nomes deles! ;)

    ResponderEliminar
  7. Free, eu também não vi a matança propriamente dita, não tenho coragem para tanto, eu fui pelos petiscos :))

    ResponderEliminar
  8. Alguma hipótese de se juntar essa malta toda para um repasto vegetariano?
    Tadinho do porco...
    :(

    ResponderEliminar
  9. Safira, mais facilmente o teu Sporting era campeão europeu do que pôr aquela gente toda a comer tofu ;))

    ResponderEliminar