quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A esperança...

... é a última a morrer... é um cliché tão grande como piroso, mas tenho de me agarrar a alguma coisa.
Depois de sair da consulta com o Dr. House, em que ele nos explicou os próximos passos a tomar (que incluem uma análise completa ao cromossoma y e uma operação para queimar a veia obstruída no testículo esquerdo), acendeu-se uma réstia de esperança.
É muito pequena (ele foi sincero connosco, e disse logo que as probabilidades de sucesso são muito baixas, e só depois de 4 ou 5 meses da operação é que saberemos se resultou), mas é o suficiente para não desistir, não chorar (tanto), não dizer já aos meus pais.
Acho que é das coisas que me vai custar mais a fazer, ter de dizer aos meus pais que não posso ter filhos. Eu que sempre fui a filha pródiga e perfeita, a primeira na família a tirar um curso superior, a menina dos olhos do papá, nunca dei chatices nem me meti em problemas. Pois, ninguém é perfeito, e eu tinha de arranjar algum 31!!
Agora consigo estar a tratar isto com alguma leveza, ainda devo estar na fase de negação, ainda não me convenci que pode mesmo ser definitivo.
Mas por enquanto vai ser assim, vamos assumir perante toda a gente que não estamos a conseguir, que aguardamos a operação. Por um lado é um alívio, foram 2 anos a esconder, a sorrir quando vinha a pergunta da praxe "Então e vocês, quando se decidem a ter um bebé?". Chegavam a perguntar a ele "Então, não consegues? É preciso dizer-te como se faz?". Claro que não era de propósito, são as piadas normais de gajos, mas nem faziam ideia da mágoa que provocavam com esses comentários. E eu cheia de vontade de gritar-lhes "Calem-se, não vêem que isso magoa? Alguma vez vos passou pela cabeça que não temos filhos, não é por não querermos, é porque não conseguimos?!"
E a minha mãe, de há 3 ou 4 anos para cá, sempre a perguntar quando vai ter um netinho. Só lhe consigo responder "Não stresses, é quando menos esperares." E ela continua à espera, mas vai insistindo, agora com mais um argumento "Olha que vais fazer 30 anos, e eu li que a partir dessa idade a fertilidade das mulheres baixa muito". Obrigadinho.
Mas a ela ainda não posso dizer nada, ela não ía conseguir encaixar a informação.

Acho que ainda tenho alguma esperança para estourar, por isso vou guardá-la num sítio fresco e seco, para ver se não se estraga.

Sem comentários:

Enviar um comentário