domingo, 17 de janeiro de 2010

Porquê? (II)

Deus, estou zangado contigo. Suponho que já Te habituaste às minhas zangas como Te habituaste às minhas dúvidas, aos meus afastamentos, aos meus regressos a fingir que não venho, aos momentos de harmonia que de vez em quando existem entre nós, à minha incompreensão de tanta coisa que fazes ou não fazes, aos meus ralhetes, aos meus amuos, ao que considero as Tuas injustiças, a Tua crueldade e se calhar não é injustiça, se calhar não é crueldade, sou parvo, não ligues, não consigo entender as Tuas profundezas e os Teus caminhos, o significado dos Teus gestos. Só que ultimamente tens exagerado: o ano ainda mal começou e já desataste a despovoar o mundo à minha roda, eu que nunca fui próximo de muita gente, bicho do mato a fechar-me, a fechar-me. (...) E na volta, Deus, vens lá de cima fazer isto? Com que direito? Porquê? Explica-Te, mereço, no mínimo, uma justificação. Há coisas que doem, no caso de andares distraído (...)"
António Lobo Antunes

E agora que acabei de saber que o pai de uma colega faleceu hoje com um ataque cardíaco fulminante, só me lembro desta crónica. O velhote que era um alentejano castiço, que só estava bem quando nos punha a todos a comer e a beber. O velhote cujo coração já se tinha queixado o ano passado, mas que não ligou nenhuma e assinou um termo de responsabilidade para ir para casa tomar conta da mulher, doente crónica há anos.
A sério, 2010 não está a correr nada bem...

4 comentários:

  1. RN, como era aqula dos interruptores? umas vezes pra cima, outras vezes pra baixo nao era? Vais ver que 2010 ainda vai ser um ano bom! (pros putos do Haiti, de certeza que o nosso ano esta' a ser muito melhor que o deles...)

    ResponderEliminar
  2. PedroNuno, estava à espera de quem viría dizer (com toda a razão) que há tragédias verdadeiras a acontecer, e que eu devia era estar caladinha.
    Não estou alheada do que se passa à minha volta, pelo contrário, mas a verdade é que aquilo que conhecemos nos toca mais fundo e custa mais a sarar, mesmo que seja mais "insignificante".
    Obrigado pela força, eu estava com muita esperança que este fosse um ano fantástico :)

    ResponderEliminar