segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Perder anos de vida

Por causa daquela questão da pupila dilatada, Peter Pan continua a ser seguido em Oftalmologia Pediátrica, no Hospital de Leiria onde nasceu. O exame consiste em luz apontada aos olhos, e numas gotas oculares que fazem dilatar as pupilas ao máximo, passados cinco minutos mais umas gotas, e depois de meia hora de espera, mais luz apontada ao olhos. Ora conseguir pôr gotas nos olhos de Peter Pan à primeira ainda foi suportável, chorou mas não esperneou, peguei-o logo ao colo para o acalmar e a coisa já estava a passar quando a enfermeira nos chama para a segunda dose. Aí ele já sabia o que o esperava, e franziu os olhos com tanta força e berrou tanto que mais parecia que lhe estavam a despejar gás pimenta em cima. É a partir deste exato instante que Peter Pan passou a ter medo de batas brancas.
Sentei-o ao meu colo num canto mais escuro do corredor a fazer tempo para que o medicamento fizesse efeito, tentando proteger-lhe os olhos da hipersensibilidade à luz provocada pela dilatação forçada das pupilas. Notei-o muito (demasiado) sossegado no meu colo, e começo a sentir-lhe a pele muito quente. Mais uns minutos e os braços dele enchem-se de pequenas manchas vermelhas, abro-lhe mais um botão da camisa e vejo que o peito está todo assim, as pernas a irem pelo mesmo caminho. Penso logo em reacção alérgica e corro para o gabinete de enfermagem com medo que o próximo sintoma seja falta de ar ou qualquer coisa do género, a enfermeira tira-lhe a camisa (com Peter Pan a tentar desesperadamente enxotar a bata branca) e leva-me até à médica com ar de preocupação estampado na cara (not good...). A médica examina-o, pede-me para esperar no consultório e diz que vai consultar uma colega (not good at all...). Regressa com ar mais descansado, consulta a bula das gotas que deram a Peter Pan e diz-me que se trata de efeitos secundário das gotas, uma situação rara (cerca de 1 em cada 400 casos, sorte a minha...) mas que vai passar em poucas horas. Ah, e que outro efeito secundário é a irritabilidade (era o que me faltava...).

(No fim disto tudo, o exame teve resultados normais e os olhos de Peter Pan continuam lindos e saudáveis).

Sem comentários:

Enviar um comentário