terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em Amesterdão (IV)

Vamos finalmente de comboio por paisagens de sonho,









até Enkhuizen, uma pequena vila a uma hora de distância de Amesterdão, que para além do porto atulhado de veleiros,








tem um Museum Park, uma aldeia reconstruída que contém uma colecção de casas, objectos e ofícios recuperados da região, e que retrata a forma de vida dos habitantes desde 1850 até ao início dos anos 30, com as habitações, as lojas, a igreja e a escola, todas elas com a decoração original e com artesãos que trabalham ali, usando as técnicas e materiais originais.











É um regresso ao passado e uma aula viva de história, onde se pode fazer cordas, comer arenque fumado e queijos, comprar ópio na farmácia, aprender a fazer nós de marinheiro, levar as crianças a assistir a uma aula "à moda antiga" e com sorte ser convidado para almoçar uma refeição totalmente confeccionada com produtos da horta e água do poço (não fizémos nenhuma destas coisas, mas a C. diz que é o habitual quando lá vai com os miúdos...excepto a parte de comprar ópio, claro).












Nós passeámos o dia todo, a entrar e a sair de casas alheias e a imaginar as vidas que as habitaram,











 
e só regressámos ao final da tarde para um jantar tipicamente holandês preparado pela C. (mas antes, uma breve paragem no centro para uma caixa de noodles): Erwtensoep, (sopa de ervilhas com carne) e almôndegas gigantes acompanhadas de stamppot (uma espécie de puré de batatas com verdura), puré de maçã e couve roxa em conserva. Ainda chego a tempo de ajudar a S. a moldar as almôndegas, entre risota e teorias sobre os pensamentos dos bebés, e a noite é passada entre uma ida rápida ao supermercado (ele ficou fascinado com o sistemas de pistolas de leitura e conversa calma (já anotei mais um sítio bom para uma escapadinha de fim de semana).
E a frase do dia foi do G., que disse (com toda a convicção) "Se não ouvires o teu coração, a tua vida deixa de fazer sentido" (não me consigo lembrar das palavras exactas, mas o espírito foi este, e ouvir um puto de 10 anos dizer isto foi lindo e mostra o coração de ouro que eles têm).

2 comentários:

  1. Que resumo fantastico !!! E fotos como eu nunca tirei ao longo destes ano todos. Excelente!
    O fim de semana (ou o tempo que decidirem) e'mesmo quando voces quiserem :-)

    ResponderEliminar
  2. Pedro, sem vocês isto não tinha tido metade da piada :))

    Obrigado por tudo.

    ResponderEliminar