domingo, 11 de setembro de 2011

Em Amesterdão (II)

Descobrir uma cidade na companhia de alguém que vive lá é uma mais-valia que não tem preço, para além do prazer acrescido de poder conversar e ir conhecendo melhor os amigos. Só assim poderíamos ficar a saber que hoje é um dos (poucos, raros) dias do ano em que alguns monumentos ou edífícios mais antigos, e que por alguma razão costumam estar encerrados, estão abertos ao público. O P. escolhe uma casa inglesa com um jardim enorme para passarmos a manhã. Ok, o jardim é um cemitério cheio de campas, mas também de árvores frondosas e de esquilos que correm e se escondem no meio dos arbustos. Reparei no pormenor de as campas estarem "personalizadas", não tanto com estátuas ou imagens de santos, mas sim com objectos que mostravam um pouco da identidade e gostos que quem ali jaz, como um boneco do Johnnie Walker, uma mota em miniatura, uma cobertura de conchas ou um dreamcatcher pendurado num ramo. 




E estátuas de anjos, claro...




Almoçamos numa artéria calma com esplanadas agradáveis, que a C. nos explicou te sido o primeiro porto de entrada do Comércio das Índias Holandesas. Adorei o meu chicken saké muito condimentado e saboroso, e ele deliciou-se com um bife altíssimo e barbaramente mal-passado (mesmo o estilo dele).
A tarde foi passada no centro da cidade, depois do P. e a C. nos deixarem na paragem do eléctrico e seguirem para (mais uma) festa de aniversário. Andámos sem destino pelas ruas apinhadas de gente, 






entrávamos e saíamos das lojas que nos chamavam a atenção, 








parávamos debaixo de um toldo à espera que parasse de chover (a C. tem toda a razão, aqui tão depressa chove como faz sol, é só esperar uns minutos), 



passeámos pelo Mercado das Flores e comprámos bolbos para oferecer à minha mãe e à "sogrinha", 



sentámo-nos num café a comer uma panqueca de maçã com canela e açucar enquanto víamos quem passava lá fora.





Continuámos a andar, ora de nariz no ar a admirar as fachadas dos prédios,





(sim, o prédio está mesmo torto, como tantos outros espalhados pela cidade e cujas fundações foram cedendo ao longo dos anos)

ora de ouvidos atentos às línguas faladas à nossa volta: espanhol, italiano, inglês e português (é tão engraçado ouvir falar a nossa língua noutro país). 






 
Fizémos uma visita guiada de barco pelos canais, e dou por bem empregue casa cêntimo dos 9€ que custou o bilhete, 




uma hora passou a correr entre olhar para a esquerda e ver o prédio mais estreito da cidade,




e olhar para a direita e ver o canal mais pequeno, o restaurante flutuante, ou a cidade a partir do porto.










Seguimos para a Estação Central por ruelas escondidas e praças animadas,





e voltamos a "casa" onde nos espera um jantar de sushi e tempura de atum fresco e lulas. É uma delícia ver os pequenos (que não gostam de batatas fritas) a comer sushi com pauzinhos!
Voltamos a sair, desta vez só com o P. que nos leva ao Red Light District (incluindo algumas ruas que me tinham "escapado" na primeira vez) e ao Bairro Chinês, onde nos sugere uma loja que vende de tudo, desde instrumentos de cozinha a pincéis de caligrafia, candeeiros de papel a ingredientes de culinária (estava fechada, mas não perde pela demora...).
O P. comenta que se perde a olhar para as fachadas dos prédios, à noite, e eu percebo perfeitamente porquê:  as janelas sem cortinas e com luzes acesas (sempre focos indirectos de luz amarela, por ser mais quente) parecem molduras de quadros interactivos e dão uma sensação extraordinária de vida à cidade. Há um movimento constante não só nas ruas e canais, mas também nos pedaços de histórias pessoais que se adivinham para lá dos vidros.

Sem comentários:

Enviar um comentário