sábado, 30 de abril de 2011

Eu e os livros

A Joana atirou-me a batata quente (acertou-me em cheio num olho) e agora tenho de me desenvencilhar (eu ía dizer desenmerdar, mas não fica bem num post sobre livros...):

1. Existe um livro que tu lerias e relerias várias vezes?
- Livros de decoração e fotografia. Volto sempre à procura de inspiração. E alguns do Gabriel García Márquez.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
- "Ensaio sobre a Cegueira", do Saramago (acho que cheguei à página 6, mas já tinha os olhos tão trocados de procurar pontuação, que desisti) e "Se isto é um Homem", de Primo Levi, porque é uma visão tão crua do sofrimento num campo de concentração, que chega a ser violenta.

3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
- "O Principezinho", de Antoine de Saint Exupery (eu sei que foi o que a Joana respondeu, mas se tivesse de escolher a minha bíblia, era este mesmo). Ou "O Profeta" de Kahlil Gibran.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
- As edições "Great Escapes" da Taschen (o motivo é só um: o preço...).

5. Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
- "O Meu Pé de Laranja Lima" de José Mauro Vasconcelos. Chorei baba e ranho.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
- A começar pelos livros da "Anita", passando pelos "Uma Aventura" até à colecção completa da "Patrícia", marchava tudo o que apanhasse à frente. Curiosamente, nunca fui muito menina de BD. E claro, devorei o "Mulherzinhas" de Louisa May Alcott (mas realmente não fez grande coisa pelo meu sentido de submissão e candidez...).

7. Qual o livro que achaste 'chato' mas ainda assim o leste até ao fim? Por quê?
- A Metamorfose, de Kafka. Não me identifiquei com uma única frase, não percebi metade do livro, mas li-o até ao fim por teimosia, porque achava que um livro não deve ficar a meio (com a idade ganhei juízo...).

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
- "Confesso que vivi", de Pablo Neruda
- "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luis Sepúlveda
- "Folhas Caídas" de Almeida Garrett
- "A Casa do Mundo" de Tiago Salazar
- "Cem anos de Solidão", de Gabriel García Márquez
- As melhores fotografias do National Geographic, por Leah Bendavid Val

9. Que livro estás a ler neste momento?
- "Comprometida" de Elizabeth Gilbert, uma análise muito pessoal sobre o casamento (não é dos melhores, mas também não se torna chato). E em cima da mesa de cabeceira estão mais três à espera: o "Esteiros" (um "presente de Natal" atrasado...),  o "Livro dos Prazeres Inúteis" (para ir lendo..)  e "Um Amor em Segunda Mão" (e giro, giro, era eu ser capaz de NÃO comprar mais nenhum até acabar de ler pelo menos estes...).

10. Indica dez amigos para o Meme Literário.
- Vou saltar esta parte, com a pontaria que tenho não acertava em nenhum.

Sem comentários:

Enviar um comentário