domingo, 20 de setembro de 2009

Valeu a pena... (II)

Passei mais horas na cozinha este fim de semana do que nas últimas duas semanas inteiras. Dormi horas a menos, fumei cigarros a mais, e tive mais pessoas sentadas à mesa do que durante todo o ano. E há pouco, quando começou a dar o Dirty Dancing na televisão e toda a gente se recostou para assistir pensei que ele ía ter uma apoplexia logo ali, mas aguentou-se bem (e também viu).
As festas da terra da avó perderam a mística que tantas lembranças nos trazem ainda, quando eram um dos pontos altos dos nossos 14, 15, 16 anos de loucuras (e tantas que até nos benzemos). Mas encontramos pessoas que já não víamos há anos, estranhamos como continuam na mesma ou como parecem envelhecidas (e nós, será que também nos veêm assim?).
A pergunta sacramental é repetida até à exaustão, mas não consegue estragar a minha noite (estou a fazer progressos), porque tenho à minha volta algumas das pessoas que me são mais queridas, apesar de ter de gramar com Mundo Cão (o que é aquilo?!).
Olho para os meus putos e não consigo ver as diferenças, mesmo sabendo que eles já são "crescidos". Casados ou enamorados (da forma mais melosa que é possível, apesar daquele cabedal todo), continuam a arrancar-me sorrisos quando embirram (sempre) com o meu cabelo ou com os meus sapatos, ou quando ouço da sala "Mana, ela está a bater-me!!". Não páram quietos, não deixam de rir e de fazer palhaçadas e de se morderem (private one).
Invejo um pouco a relação que têm e que a distância não me permite, as minhas cunhadas têm um entendimento que eu não alcanço, mas é natural que assim seja, e fico feliz e mais descansada por saber que existe esse apoio e interajuda. Para eles (e para elas) eu serei sempre a irmã mais velha que se afastou muito cedo da casa dos pais. Mas senti nesta visita uma vontade de aproximação que sei que não saiu da cabeça deles, mas delas, porque só as mulheres têm este conceito de laços de família.
E elas já fazem parte dos meus.
E a frase do fim de semana foi "O teu irmão é como o leite... meio-gordo".

2 comentários:

  1. Se não tivesses dito q era uma private joke a parte do morder, eu ia achar que a tua família era muito esquisita :P

    ResponderEliminar
  2. Esquisita não digo, mas não jogamos com o baralho todo, isso é garantido ;))

    ResponderEliminar