quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Em banho maria

" Conseguirei amar de forma igual um novo filho?" Tantas vezes que eu me tenho colocado esta pergunta, nos últimos meses... Sempre disse que gostava de ter dois filhos, e tendo em conta o tempo que demorou a ter Peter Pan nos meus braços, não posso deixar que seja a vida a resolver-se sozinha, se quero dar-lhe um irmão (ou a tão desejada irmã). Essa decisão nunca esteve em causa, mas à medida que se vai consolidando nas nossas conversas, como um futuro próximo a realizar, surgem novas dúvidas que não tínhamos antes de ver o nosso filho nascer: como é que ele vai reagir? será que vai sentir ciúmes? será que vai sentir-se negligenciado por não ter toda a atenção, que até agora lhe era exclusiva? e será que conseguirei amar outro filho tanto como o amo a ele?
Fiz esta pergunta à Catarina, mais tarde à Magda quando estive no workshop, e a algumas amigas que têm mais de um filho, e a resposta foi sempre a mesma: "o amor não é igual, porque tu própria já não estás igual, já tens mais experiência e já passaste por outras fases da vida, mas é igualmente intenso. Não te preocupes muito com isso, assim que olhares para ele (ou ela) vais perceber que não havia razão nenhuma para esse medo". É claro que o L. é da mesma opinião, e nem sequer coloca isso como uma dúvida digna desse nome, para ele é "mandar vir" e logo se vê.
Acabo por encolher os ombros e admitir que eles são capazes de ter razão, provavelmente serei uma mãe mais descontraída pela experiência adquirida, por saber que se sobrevive ao primeiro mês e que as cólicas não duram para sempre, e acredito que posso amar com a mesma ternura e dedicação outro ser minúsculo e chorão, que será um sortudo porque terá não dois mas três pares de braços para o acarinhar e embalar. E tenho imensa curiosidade de ver como vai ser a relação de irmãos, como Peter Pan vai encarar um bebé em casa, como vai tratá-lo, como vai amá-lo.

1 comentário:

  1. Uma vez o D. disse-me que uma das suas angústias era ter que dividir com um outro filho todo o amor que tinha pelo primeiro. Mas quando o momento chegou, tudo se multiplicou. Que 2014 seja o ano das multiplicações :) Um enorme abraço de saudades

    ResponderEliminar