quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

De braços abertos

Termino o ano morena e a ver Peter Pan descobrir as gavetas e os armários. Convidada para ser madrinha de casamento da nossa Paula, e a ouvir o pequeno buda a fazer as primeiras conjugações de palavras ("maix pão" obviamente...). E tão serena como os doze meses que passaram. Não fosse o susto com o olho de Peter Pan (e o susto ainda maior da semana infernal no hospital quando ele teve a infecção urinária) e havería uma única palavra para definir 2013 - mimo. Tanto, imenso, todo o mimo que o meu coração e a minha pele foram capazes de dar e receber. E isso reflectiu-se aqui. Perdi as palavras nas horas de contemplação, cócegas e abraços ao meu filho, preferi viver cada momento da vida dele, e registar na memória e em imagens e sons cada descoberta, cada brincadeira, cada palavra. Pois só assim faz sentido para mim, é este o meu sonho realizado, nos meus braços, e quero aproveitá-lo em toda a sua grandeza.
Começo o novo ano de mão dada com o amor da minha vida, a olharmos os dois para o nosso amor pequenino a dormir na sua cama, o sono doce e tranquilo de um anjo, e a sentir-me abençoada por este sentimento maior que me tornou completa. Pela primeira vez decidimos fazer a passagem de ano a dois, em casa, com Peter Pan a manter os horários de jantar e dormir, e nós sentados no tapete da sala, a lareira acesa, a tábua de engomar a servir de mesa baixa, meia dúzia de petiscos e a primeira garrafa de tinto Quinta da Esperança (muito apropriado), para celebrarmos esta passagem de ano como queremos passar os próximos meses: unidos, serenos, sem preocupações.


Podia dizer que me bastava que o próximo ano fosse como 2013 para já me dar por muito contente (sem contar com as idas ao hospital pediátrico, claro). E realmente não preciso de muito mais para ser feliz. Temos saúde e trabalho (um luxo nos dias que correm), temos um filho saudável e adorável que é a luz que nos guia e a força que nos acorda (metaforicamente e não só) todos os dias. Tenho tudo o que pedi. Mas não faz mal querer sempre um pouco mais ou fazer um esforço para ser um pouco melhor. Assim, no próximo ano vou retomar uma das minhas paixões, e tentar ver pelo menos um filme por semana (no final do ano serão 52 filmes) e quero fotografar mais e melhor. Vou tentar escrever mais, manter o "melhor do meu dia", observar o que se passa à minha volta e ver a beleza das coisas comuns.
Quero manter e tornar tradição familiar a abertura das prendas de Natal só na manhã de 25, como se fazia em minha casa, quero que o Pedro possa ter memórias de infância tão maravilhosas como eu tenho daquelas manhãs mágicas. E planeamos iniciar uma nova tradição que não foi possível hoje por causa da chuva intensa: no primeiro dia do ano, irmos todos ver o mar.
Vou colocar uma casa à venda e livrar-me de uma dor de cabeça que se está a tornar crónica, apesar dos remorsos e das saudades de uma parte da minha vida que fica encerrada naquelas paredes, nos Natais rodeada de primos e tios, no pinheiro natural e no musgo do presépio, na Missa do Galo e no madeiro que ficava a arder até ao dia de Reis, nas férias grandes que duravam um mês inteiro, nos dias passados na lagoa, nos piqueniques e churrascos e serões sentados na varanda em silêncio, a ouvir as cigarras. (Perdoa-me, mas não voltarei a ser feliz naquela casa, como fomos. Faltas(-me) tu.).
A minha prioridade será, como sempre, o bem estar e a harmonia da minha familia e vou continuar a preferir dedicar o meu tempo e atenção ao meu filho gorducho, "estar" realmente com ele, conhecê-lo cada vez melhor e mostrar-lhe todos os dias o carinho e o amor incondicional que lhe tenho.
Por fim mas tão ou mais importante, quero namorar mais, cuidar com ternura deste amor de vinte anos para que possa continuar a dizer que "a felicidade é gostar de voltar para casa" (e isto diz tudo...)
Por tudo isto, que venha 2014... estou à espera...


The Lion King OST
"Under the Stars"


3 comentários:

  1. Um feliz 2014!! Q esse teu brilho continue a iluminar todos os q têm o privilegio de te ter como amiga. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Feliz 2014. Que o teu brilho continue a iluminar todos os q te rodeiam e têm o privilegio de ctg privar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, obrigado, obrigado, e sei que 2014 será o vosso ano, o nascimento do pequeno pixel vai torná-lo eternamente especial :)

    ResponderEliminar